29 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 15:40 - A | A

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 15h:40 - A | A

11º SEMIÁGUA

Sema lança 1º Plano de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso durante Seminário

Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançou o 1º Plano de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, durante a solenidade de abertura do 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos (Semiágua), na noite desta terça-feira (12/12), na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec/Senai-MT), em Cuiabá.

O Plano de Bacias das Unidades de Planejamento e Gerenciamento do Alto Paraguai Médio e Alto Paraguai Superior (UPGs P2P3) é um documento que contém o diagnóstico, prognóstico, plano de ações e manual operativo dos corpos hídricos, para a implementação da Política de Recursos Hídricos na região.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e a adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian dos Santos,  participaram do evento de modo remoto, direto da 15ª edição da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 15), realizada em Montreal, Canadá.


A secretária destacou que o potencial hídrico de Mato Grosso também traz grandes responsabilidades, e por isso, a gestão de recursos hídricos está avançando e ganhando espaço na administração estadual. Ela reafirma a importância dos Comitês, e do evento, que traz para a sociedade um tema de importância mundial.

 
"Antes, o setor era apenas uma gerência vinculada ao licenciamento. Agora, a gestão de recursos hídricos conta com uma secretaria adjunta, uma superintendência, três coordenadorias e cinco gerências, além da publicação da nova Política Estadual de Recursos Hídricos e a criação do fundo", conta Lazzaretti.

 

Para o secretário de Meio Ambiente em exercício, Alex Marega, o documento é importante para que, desde já, enquanto não há escassez hídrica, sejam tomadas decisões sempre com base em estudos científicos para evitar que este problema venha a acontecer.

Mauren Lazzaretti afirma também que estes, e outros avanços, só foram possíveis pela dedicação dos servidores da Secretaria. Simbolicamente, foram homenageados todos os servidores no evento com a entrega de uma menção honrosa aos que completaram 25 anos de trabalho na gestão dos recursos hídricos.

Receberam a homenagem Adélia Alves de Araújo, Cláudio José de Figueiredo Barreto, Leonice de Souza Lotufo, Lilian Fátima de Moura Apoitia, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, Nédio Carlos Pinheiro e Osmar da Cruz Nascimento.
 
Estiveram presentes na abertura o superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Noquelli; o coordenador-geral do Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, Eliel Alves Ferreira; a Conselheira do CEHIDRO, Alessandra Panizzi; e o coordenador adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rodrigo Hajjar.


Exposição Amigos das Águas

O evento conta ainda com uma mostra de Arte “Amigos das Águas”, organizada pela ex-servidora da Sema e atuante nos Comitês de Bacia, Leonice Lotufo. Cerca de 30 artistas regionais estão expondo pinturas em tela com o tema “água" no saguão de entrada da Fatec/Senai-MT.

 


11º Semiágua


Com cerca de 350 inscritos, o evento é organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O encontro discute assuntos relevantes sobre recursos hídricos e seus desafios, buscando oportunizar a integração dos atores sociais envolvidos nesta temática. O evento é aberto à sociedade e o público alvo são os integrantes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.


O evento acontece na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec/Senai MT). Entre os assuntos debatidos estão Segurança de Barragens, Evolução da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Gestão de Conflitos, Experiências dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, Monitoramento da Qualidade da Água e Monitor de Secas e 25 anos da Gestão de Recursos Hídricos de MT.

 

O evento é promovido pela Sema-MT, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos, e patrocinado pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Água Mineral Puríssima e Alternativa Ambiental & TD Engenharia.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image