Um detento da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, fugiu depois de romper a tornozeleira eletrônica que o monitorava. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), o detento foi visto pela última vez no sábado (3).
Stefan Martins dos Santos, de 24 anos, trabalhava na área externa do presídio, quando conseguiu romper o equipamento eletrônico e fugir.
Ele participava de uma equipe de reeducandos que presta serviços de limpeza em órgãos e instituições públicas.
O detento fazia a limpeza da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, no bairro Jardim Mariana, quando conseguiu escapar.
De acordo com o governo, a participação de presos em trabalhos é previamente definida conforme critérios como comportamento e disciplina do reeducando, 1/6 de cumprimento da pena, e trabalhos internos na unidade prisional, em avaliação de uma equipe multidisciplinar da penitenciária.
As saídas para trabalhos são realizadas com anuência da Vara de Execuções Penais de cada comarca. Steffan, segundo o governo, preenchia os requisitos conforme definidos na Lei de Execução Penal.