26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 09:26 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 09h:26 - A | A

NOVO MANDATO

Beto e Janaina farão parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Representatividade de Janaina Riva e Beto Dois a Um garante vaga na futura Mesa Diretora da AL

Regina Botelho Da Redação

A disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso está aberta. Após a polarização entre os nomes do deputado Max Russi (PSB) e do deputado estadual eleito Júlio Campos (União Brasil), um fato novo provocou uma verdadeira reviravolta, ou seja, a possibilidade do deputado Eduardo Botelho (União Brasil) buscar um novo mandato no comando da Mesa Diretora.

Uma brecha na decisão do STF (SupremoTribunal Federal) que proíbe mais de uma reeleição para cargos de mesas diretoras de Assembleias Legislativas do país, recolocou o nome de Botelho em evidência. O Supremo concluiu um julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Paraná, que para fins de inelegibilidade, não vão ser consideradas as mesas diretoras eleitas antes de 7 de janeiro de 2021, ou seja, a proibição de reeleição se inicia a partir de janeiro de 2021.

O atual presidente encomendou um novo parecer para saber se realmente poderá concorrer à presidência e assim garantir o 4o mandato consecutivo como chefe do Poder Legislativo de Mato Grosso.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

As articulações estão a todo vapor, porém, uma coisa já é dada como certa, ou seja, que a deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado eleito Alberto Machado, o Beto Dois a Um (PSB), irão compor a futura Mesa.

Reeleita como a deputada estadual mais votada, com mais de 80 mil votos, Janaina inclusive chegou a ensaiar uma disputa a presidência, porém, viu que o projeto estava inviabilizado. Mas a expressiva votação, bem como seu trabalho parlamentar, a coloca como essencial em uma chapa que buscará o comando do Legislativo estadual.

Já Beto Machado se colocou à disposição para ajudar no que for necessário durante as conversações. Beto foi eleito no pleito deste ano, faz parte da renovação da Casa Legislativa e compõe a base aliada do governador Mauro Mendes (União).

“Eu fico feliz de ser lembrado e estou pronto pa- ra qualquer batalha [...] meu desejo é exercer meu mandato, buscar espaços dentro da Assembleia e colaborar da melhor forma possível. Eu me preparei para isso e estou cheio de vontade de me apresentar para o trabalho, se eu puder contribuir dentro da Mesa, estou à disposição, mas também acho que tem muita água para rolar e muito tempo até que isso chegue a um denominador comum”, disse recentemente à imprensa.

Na ocasião, Beto ainda explicou que até o momento, a possibilidade de fazer parte da Mesa Diretora não passa de 'mera especulação'. No entanto, enfatizou que chegou a conversar com o atual presidente da Assembleia Eduardo Botelho (União) e afirmou que devido à baixa renovação, possivelmente os nomes atuais na liderança devem ser mantidos.

Enquanto isso, O deputado estadual Max Russi (PSB) reafirmou sua candidatura à presidência para o biênio 2023/2024, independente se o atual presidente, Eduardo Botelho concorra.

“Eu sou candidato a presidente, não abro mão, tenho um grupo me apoiando”, declarou à imprensa na manhã da última terça-feira (13), logo após a informação sobre a decisão do STF.

O parlamentar, que atualmente ocupa a Primeira Secretaria da Casa, garantiu que não tem pretensão de recuar e se manter no cargo de 'tesoureiro' da Assembleia. Ele ainda afirma que caso Botelho não queira compor chapa com ele, existem outros parlamentares que têm interesse.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image