14 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 15:15 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 15h:15 - A | A

PROJETO DE LEI

Comissão concede a Inconfidentes título de Capital Nacional do Crochê

Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto de lei PL 5105/2023, que concede ao município de Inconfidentes (MG) o título de Capital Nacional do Crochê. O texto, do senador Carlos Viana (Podemos-MG), recebeu relatório favorável do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), lido na reunião pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). A matéria segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Carlos Viana destaca a profunda relação entre a cidade e o crochê, herança cultural transmitida ao longo de gerações. O legado é evidenciado em feiras e exposições de artesanato locais. Segundo o parlamentar, além de preservar tradições culturais, o crochê desempenha um papel econômico importante. “Inconfidentes e o crochê têm uma relação profunda e multifacetada. O crochê não é apenas uma forma de artesanato, mas uma tradição cultural que conecta as pessoas, sustenta a economia local e enriquece a vida da comunidade”, atesta Viana.

Para o relator, o reconhecimento deve fortalecer a identidade cultural da região e promover o crochê como meio de sustento econômico e atrativo turístico. “O crochê é uma arte milenar que desempenha um papel crucial na identidade cultural, na economia e no turismo do município de Inconfidentes. As habilidades artísticas das mulheres locais, especialmente, são celebradas através dessa técnica, transmitindo não apenas conhecimento técnico, mas também histórias e valores intrínsecos à comunidade”, salientou Styvenson Valentim.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image