Foi adiada a visita técnica que os integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) fariam nesta quarta-feira (26), às 16 horas, ao Hospital Central de Cuiabá. O motivo foi a viagem do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A nova data, de acordo com o presidente da comissão, Paulo Araújo (PP), ficou definida para o dia 19 de março, às 15h30. “A comissão quer saber exatamente o percentual de execução da obra, quando o hospital entra em funcionamento, quais sãos as especialidades clínicas e qual será o modelo de gestão da unidade”, afirmou.
Além disso, os deputados Paulo Araújo e Lúdio Cabral (PT), de forma presencial, e o deputado Dr. Eugênio (PSB), em participação remota, deliberaram a aprovação de pouco mais de 20 matérias que estavam na ordem do dia para votação. Os deputados aprovaram também um convite ao secretário Gilberto Figueiredo para falar sobre o concurso público realizado pela SES em 2024.
A data para debater esse assunto ficou definida para o dia 18 de março, às 8 horas. “É uma reunião extraordinária com o secretário Gilberto Figueiredo para discutir a convocação dos aprovados no concurso da SES, porque há uma cobrança muito grande daqueles que fizeram o concurso”, explicou Araújo.
Audiência pública - Os deputados aprovaram também o convite para o secretário da SES, Gilberto Figueiredo, para participar de uma audiência pública que vai discutir o balancete financeiro e orçamentário da Secretaria de Saúde, do 4º trimestre de 2024. A data agenda é o dia 25 de março, a partir das 9 horas. “A convocação é de praxe, é lei”, disse o presidente.
Dos projetos colocados em pauta para a votação, o deputado Lúdio Cabral pediu vista do que trata e institui o prontuário médico unificado, utilizando tecnologia blockchain no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Esse projeto de lei, de n° 1916/2024, é de autoria do deputado Wilson Santos (PSD).
“É um livro de registro acessível a qualquer pessoa. Essa é uma tecnologia usada pelas criptomoedas, que são acessíveis ao público, para qualquer pessoa que domina essa tecnologia. Com essa tecnologia, o sigilo das informações de prontuário médico será quebrado”, disse Cabral.
A próxima reunião foi agendada para 25 de março, às 10 horas, na Sala de Reunião das Comissões Deputada Sarita Baracat - 226. Vale lembrar que a Comissão de Saúde realiza duas reuniões ordinárias por mês. Mas pode, a pedido do seu presidente Paulo Araújo ou da Mesa Diretora, realizar reuniões extraordinárias.