24 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15:40 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15h:40 - A | A

17 DE JULHO

Dia Nacional do Cirurgião Oncológico é aprovado na CAS

Agência Senado

Foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta terça-feira (12), projeto que cria o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico, a ser celebrado anualmente em 17 de julho. A proposta da Câmara dos Deputados recebeu parecer favorável do relator, senador Dr. Hiran (PP-RR). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

O PL 5.543/2020 cria a data comemorativa, quando devem ser realizadas homenagens a esses especialistas. Também deverão ser promovidas campanhas de conscientização sobre medidas de prevenção dos diversos tipos de câncer.

A data escolhida, 17 de julho, é a mesma em que o Conselho Federal de Medicina reconheceu a especialidade da cirurgia oncológica. Esses médicos cirurgiões, de acordo com a resolução do órgão, devem passar por especialização de três anos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Dados do Instituto Nacional de Câncer, apresentados por Hiran, projetam que mais de 73 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil até 2025. No mesmo período, a estimativa é que haja cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata entre os brasileiros.

O senador também aponta que, segundo estudo da revista The Lancet, 80% dos 15,2 milhões de casos de câncer ocorridos no mundo em 2015 precisaram de procedimento cirúrgico. O relator afirma que a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia formam o tripé do tratamento oncológico.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image