25 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 10:20 - A | A

Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 10h:20 - A | A

NOVAS COBRANÇAS

Stopa confia na aprovação de taxa do lixo e planta genérica: ‘vai ter que acontecer’

gazeta digital

Vice-prefeito da capital do Estado, José Roberto Stopa acredita que a Câmara de Cuiabá irá aprovar a taxa de coleta de lixo e a atualização da Planta de Valores Genéricos do Município de Cuiabá. Stopa confia que a Prefeitura de Cuiabá tem aliados suficientes para que isso ocorra

Os dois projetos têm sido discutidos há semanas na Casa de Leis do município. Sobre a atualização da Planta de Valores Genéricos, ou “planta genérica”, que deve refletir no valor do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), vereadores da oposição apontaram que em alguns bairros o aumento do IPTU pode chegar a 1000%.

Os parlamentares também questionam as cobranças neste período de pós-pandemia, em que muitas famílias ainda estão se recuperando financeiramente. O argumento dos parlamentares da base da Prefeitura é sobre a defasagem da planta genérica, atualizada pela última vez em 2010.

“Com relação à planta na verdade o que se está fazendo é justiça, é só olhar o que cidades do mesmo porte de Cuiabá arrecada, então na verdade não é um aumento e sim uma correção de algumas distorções”, disse Stopa.

Sobre a taxa do lixo Stopa explicou que foi estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento e deverá ser implantada em algum momento. O vice-prefeito ainda disse que o Executivo municipal esteve atuando para conseguir os votos necessários à aprovação dos projetos e acredita que conseguiram apoio suficiente.

“Acredito que sim, estamos trabalhando pra isso. A taxa do lixo faz parte do marco do saneamento, mais dia ou menos dia ela vai acontecer, não tem como evitar, inclusive o prefeito e os vereadores vão responder por isso se não aprovarem, então vai ter que acontecer”.

Uma sessão ordinária será realizada na Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (27), ocasião em que devem ser votados os projetos.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image