14 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 15:56 - A | A

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 15h:56 - A | A

VETOS PRESIDENCIAIS

Vetos a transformação de cargos no Ministério Público são derrubados

Agência Senado

Em sessão nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou todos os veto aplicados pelo Executivo ao projeto (PL) 2.969/2022, que deu origem à Lei 14.591, de 2023. A norma transforma 23 cargos vagos de analista do Ministério Público da União (MPU) em quatro cargos de procurador e dois de promotor de Justiça Militar. Entre outros pontos, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou a exigência diploma de nível superior para o cargo de técnico do MPU (VET 10/2023 - Parcial).

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Lula também vetou a incorporação de valores na remuneração dos técnicos, como adicionais de qualificação e os chamados “quintos” — valor de, no mínimo, um quinto da remuneração de cargos em comissão que era incorporado ao salário dos servidores antes da reforma do Estatuto do Servidor (Lei 8.112, de 1990). Além disso, o governo havia vetado o artigo que se referia aos cargos de técnico e analista do MPU como “essenciais à atividade jurisdicional”.

 Projeto

Proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o projeto também cria 17 cargos em comissão no âmbito do órgão, que será ocupado somente por servidores efetivos.  O relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), aprovado no dia 3 de maio deste ano, foi favorável.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image