28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 08:17 - A | A

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 08h:17 - A | A

NOVA DIREÇÃO

Diretora do Bem-Estar Animal apresenta plano de ações para 2023; Meta é fortalecer ações com ONGs protetoras

Redação

A nova diretora do Bem-Estar Animal (DBEA) - ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) - a médica veterinária e zootecnista, Andrea Janaina de Mello, apresentou, nesta semana, o plano de ações governamentais da Pasta para o ano de 2023. Dentre as atribuições principais, destaca-se o fortalecimento de ações junto às Organizações Não Governamentais (ONGs) defensoras da causa, o que se estende aos protetores independentes. 

Segundo Andrea, uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro consiste na ampliação da parceria com as entidades, possibilitando o aumento da oferta de prestação de serviços e assistência pública aos animais, bem como, aos tutores, respectivamente.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

"Queremos abrir as portas, estar em contato com envolvidos, sentindo suas necessidades e oportunizar melhores condições de trabalho, diminuindo os números e os danos causados à vida dos bichinhos", declarou. 

Atualmente, a administração atual conta com mais de dez instituições legalmente cadastradas. Além disso, desenvolve rotineiramente projetos sociais de amparo aos munícipes, sendo eles, o 'Protetor Mirim' - que leva até as escolas municipais, com ampla abrangência para demais órgãos interessados, campanhas educativas sobre os cuidados, proteção e zelo com os pets. Há também o 'Castração Vai Até 'Seu Bairro', ao qual distribui formulários para castração de animais sob a tutela de famílias em situação de vulnerabilidade social. O planejamento de ações está previsto para ser divulgado em janeiro. 

Por último, a 'Adoção Voluntária de Pets', vigente durante todo o ano, onde permite, por meio de agendamentos realizados pelo telefone: 0800 647 7755, no horário das 8h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, visitas presenciais no Canil Municipal aos cães e gatos aptos para receberem um novo lar. 

"Estamos prontos para receber toda a comunidade, esclarecer dúvidas, dar os devidos encaminhamentos. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e, com certeza, vamos dar o nosso melhor para cuidar daqueles que precisam de nós. Uma luta que é de todos", concluiu Andrea. 

Balanço

Nos primeiros 11 meses de 2022 - janeiro a novembro, registrou mais de 1.500 atendimentos prestados à população, entre, castrações, tratamento de denúncias, resgates, consultas clínicas e doações. 

Contudo, outro feito inédito foi conquistado pela capital: o lançamento das  obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM) - Complexo Manchinha, localizado na Região Sul, referência no país como única cidade a dispor de uma unidade de saúde pública exclusiva para atendimento e cuidados aos animais domésticos (cães e gatos), fortalecendo o compromisso da gestão atual em prol da causa animal.

O investimento na edificação é de aproximadamente R$ 4 milhões. O prazo para conclusão é de 18 a 24 meses.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image