08 de Julho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 14:57 - A | A

Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 14h:57 - A | A

ATENDENDO DEMANDAS

Maysa Leão leva tema “Nutrição e TEA” à tribuna da Câmara e emociona com depoimentos sobre seletividade alimentar

Redação

Durante a sessão plenária desta terça-feira (08), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) promoveu um momento de escuta e conscientização ao levar à tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá o tema “Nutrição e Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A parlamentar convidou a nutricionista Carla Cardoso de Deus e a autista Juliana Angel, que compartilharam experiências e informações valiosas sobre a importância da alimentação adequada para pessoas com TEA.

“O enfrentamento do TEA passa por diversas questões, e uma delas é a alimentação e a seletividade alimentar. Isso não é apenas ‘não gostar’ de determinados alimentos. Há casos extremos em que crianças e adultos consomem apenas um tipo de alimento, o que compromete o desenvolvimento, o aprendizado e a saúde geral dessas pessoas. Muitas crises que ocorrem com pessoas autistas têm origem na alimentação, mas esse olhar ainda é negligenciado”, destacou Maysa.

A nutricionista Carla de Deus emocionou o plenário ao relatar sua vivência profissional e as dificuldades enfrentadas no atendimento a pessoas com autismo, especialmente pela falta de acesso a exames laboratoriais que embasam o diagnóstico e o tratamento nutricional.

“É muito valioso para mim, como nutricionista, ter essa oportunidade de fala. Eu preciso de exames para saber como está a saúde dessas crianças. A carência nutricional em autistas é visível, sim, mas muitas vezes não é investigada. Temos pacientes com vitamina D abaixo de 10. Como o sistema imunológico vai funcionar assim? Eu não sou médica, sou doutora no que eu sei: nutrição. Amo minha profissão, mas muitas vezes não sou reconhecida pelos laboratórios. Já fizemos vaquinhas para conseguir exames. Isso deveria ser um direito de todos”, defendeu Carla.

O ponto alto da sessão foi o depoimento emocionado de Juliana Angel, que relatou sua experiência como autista em busca de atendimento humanizado. “Eu fui para uma consulta achando que seria mais uma perda de tempo. Mas encontrei uma profissional divertida, humana e sem capacitismo, que me acolheu e acolheu minha mãe. Ela me explicou tudo de forma acessível, o que é essencial para famílias de baixa renda, como a minha. A maioria dos profissionais faz perguntas esperando respostas que nem sempre temos. Isso nos afeta emocionalmente. Quando falo de qualificação, não falo só de certificado. Falo de empatia e conhecimento de vida”, relatou Juliana.

Ao final, Maysa reforçou seu compromisso com a pauta da inclusão e do acolhimento, especialmente das pessoas autistas e de suas famílias. “Foi um momento de grande emoção para mim, como mãe atípica. Ver a Juliana aqui, com 25 anos, falando sobre suas lutas, me faz sentir aliviada por ver que hoje, pelo menos, estamos falando sobre isso. Porque antigamente nem isso se fazia. Nós precisamos dar visibilidade às dores, mas também às soluções. E a nutrição é uma dessas soluções”, concluiu a vereadora.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image