24 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 10:57 - A | A

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 10h:57 - A | A

EM VÁRZEA GRANDE

Mulheres do Campo participam de Ciranda e Círculo de Construção de Paz

Redação

A Secretaria Municipal de Assistência Social - em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande - realiza nesta quarta-feira ( 20 de dezembro), na Agrovila Sadia III, um Encontro de Formação de Mulheres do Campo e da Cidade, cujo objetivo é o de possibilitar o acesso das mulheres camponesas a ações de extensão rural através de roda de conversa, oficinas e cursos de profissionalização.

O evento será realizado na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Bianka Lorena da Silva Rocha Capilé, das 8h às 16 horas. Durante a ação serão oficinas com espaço da beleza e cuidados com pelo; palestras motivacionais destacando a autonomia feminina social e econômica, fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e familiares, e atualização do Cadastro Único.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, o projeto Ciranda das Mulheres Camponesas e Urbanas: ‘Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher”, consiste em encontros temáticos que visa mapear, preparar e incentivar as mulheres a participarem de encontros que possam agregar conhecimento e partilha frente às temáticas de inclusão social e econômica, igualdade de gênero, e enfrentamento à violência contra a mulher.

“Grande parte das mulheres rurais vivem em situação de desigualdade social, política e econômica. Apenas 30% são donas formais de suas terras, 10% conseguem ter acesso a créditos e 5% a assistência técnica. Esse encontro é justamente para trocas de experiências, vivências em sua localidade e fomento de atividades que visem o empoderamento econômico dessas mulheres”, destacou a secretária.

Ana Cristina disse que o projeto, que inicialmente terá a participação de 50 mulheres do campo, conta com o apoio da Deputada Federal Rosa Neide que destinou emenda parlamentar, para a formalização deste projeto.

A gestora destacou ainda que a Secretaria de Assistência Social já desenvolve trabalhos voltados à agricultura familiar, através de cursos profissionalizantes, desenvolvidos nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS e demais parceiros do município. “Agora, vamos in loco para fortalecer e ampliar as ações voltadas para as mulheres do campo”, completou

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image