26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 14:43 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 14h:43 - A | A

SALDO POSITIVO

Número de acidentes de trânsito sem vítimas caem em Várzea Grande em relação a 2021

Redação

O número de acidentes de trânsito sem vítimas em Várzea Grande, entre janeiro e novembro deste ano, caiu 7,3% em relação ao mesmo período de 2021. Foram 944 ocorrências no ano passado e 875 neste ano. Os dados são da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG), que atendeu às ocorrências.

Com exceção de julho e outubro, em todos os meses observa-se a redução dos registros de ocorrências no trânsito, conforme pode ser observado no gráfico acima.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O subcomandante da Guarda Municipal, Alexander Gouveia Ortiz, atribui essa diminuição às operações conjuntas que são realizadas constantemente no município, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) estadual, em parceria com o Detran, a Polícia Civil e a Polícia Militar. “Essas fiscalizações integram a Operação Lei Seca e as operações municipais contra poluição sonora”, diz.  Alexander Gouveia também destaca como efetiva a participação dos meios de comunicação, que, segundo ele, "são uma ferramenta de conscientização e de ajuda no combate à violência no trânsito, pois levam informações aos motoristas do município de Várzea Grande”, avalia.

Ainda conforme o subcomandante, esse esforço conjunto para reduzir os casos de acidentes no trânsito em Várzea Grande também é reforçado pelos projetos Arte de Proteger e Paz e Segurança na Comunidade Escolar, ambos da Guarda Municipal. “Além das operações, outro fator que contribui para essa redução dos acidentes de trânsito é o trabalho contínuo, durante todo o ano, da educação para o trânsito. Ela começa desde a tenra infância, por meio do teatro de fantoche, das palestras educativas que são dadas não só nas escolas municipais, como nas estaduais e até mesmo nas particulares. Além disso, a Guarda também promove palestras em empresas, alertando sobre os perigos no trânsito e conscientizando os motoristas sobre a direção defensiva”, afirma.

Vale destacar que a Guarda Municipal somente confecciona boletins de ocorrência de acidentes sem vítimas, uma vez que os casos com vítimas são apurados pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran). Os casos leves que encerram em acordo entre as partes, que dispensam atendimento da GMVG, e casos de veículos abandonados nas vias públicas também não são registrados.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image