Inúmeros estagiários que têm contratos vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estão com atraso no recebimento de bolsas neste mês, em Mato Grosso. Eles afirmam que estão com dificuldades financeiras, já que usam o dinheiro do estágio para pagar contas de casa ou até mesmo a mensalidade da faculdade.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Em nota, o CIEE alegou que está mudando o sistema de pagamentos para agilizar esse processo, mas que neste mês ocorreu uma falha no sistema e que, por isso, estão ocorrendo atrasos. "A entidade lamenta o atraso do pagamento da bolsa-auxílio, fato que afetou parte dos estagiários, e está tomando as devidas providências para que seja regularizado em breve", diz.
O pagamento da bolsa-auxílio é feito pela empresa onde os estagiário está atuando para o CIEE, onde estão vinculados os contratos. Em seguida, a entidade faz o repasse ao estudante, mas isso não aconteceu neste mês.
O estudante de engenharia civil Mateus Elias, que atua na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), contou que geralmente a secretaria faz o pagamento ao CIEE no dia 5 de cada mês e que mesmo assim a entidade demora ainda alguns dias para fazer o repasse. "Todos os meses as bolsas demoram para serem depositadas, mas, neste mês, especificamente, o atraso está surpreendendo a todos. Muitos estagiários estão ficando endividados por não terem dinheiro", disse.
A estudante de direito, Alice Martins de Souza, que faz estágio em uma delegacia do estado, também enfrenta o mesmo problema. Ela afirmou que nesta quinta-feira (21) recebeu um e-mail do CIEE dizendo que o valor da bolsa já foi creditado, mas, segundo Alice, esse dinheiro ainda não caiu na conta. "Ainda não tem nada na conta. Eles não atendem ligação, não respondem e-mail", lamentou.
Ainda não há previsão para a normalização do sistema, segundo a entidade. Também não foi possível fazer o levantamento de quantos estagiários foram afetados até agora.
O CIEE informou ainda que os estagiários que estão com o pagamento atrasado podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].