28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 10:50 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 10h:50 - A | A

EQUILÍBRIO

Cinco dicas para curtir as festas de fim de ano sem exagero

Nutricionista explica como aproveitar Natal e Ano Novo com familiares e amigos e ainda manter o equilíbrio alimentar

Redação

O mês de dezembro é, tradicionalmente, um momento de reuniões sociais para celebrar o fechamento de mais um ano. Festas entre amigos, nas empresas e, no Natal e Ano Novo, momento de reunir as famílias para comemorações. Tudo gira em torno de amor, esperança e renovação de laços, mas também tem muita comida e muita bebida.

As festas de fim de ano são geralmente de mesa farta e as pessoas exageram no consumo de gorduras e bebidas alcoólicas. A nutricionista clínica do Hospital Santa Rosa, Mickaella Ataide Passos Dias, explica que nestes momentos é preciso atentar para algo básico: beber água.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“A hidratação é fundamental para o organismo funcionar adequadamente e, nestes dias de exagero à mesa, a ingestão de água auxilia a manter a saúde”, explica.

Segundo a profissional, seria interessante manter uma alimentação equilibrada durante a semana e deixar para comer algo fora do cardápio apenas no momento da ceia. “No Natal, é tradição comer peru e outras carnes do tipo e, mesmo parecendo que não, há gordura e precisa-se manter a moderação”.

Família e amigos reunidos, gente que não se vê há muito tempo, alegria no ar e bebida alcoólica à vontade. A combinação pode resultar em uma boa ressaca no dia seguinte e a dica da nutricionista Mickaella é beber água entre os copos de cerveja e espumante.

“Se mesmo assim, no dia seguinte a pessoa se sentir mal, é importante continuar a hidratação e fazer refeições leves”.

Neste ano, as festas de Natal e Ano Novo serão no final de semana, então, não há desculpa para maneirar durante todos os cinco dias entre elas.

“Continue fazendo seu cardápio saudável durante a semana, faça atividades físicas, aproveite para um detox entre uma festa e outra para curtir bastante sem prejudicar o esforço do ano todo”, diz Mickaella.

5 dicas para curtir as festas de fim de ano sem exagerar:

 

  • Beba água. A hidratação é fundamental para o corpo funcionar adequadamente, especialmente nos momentos de exagero alimentar.
  • Mantenha a dieta. Deixe para comer tudo o que tem vontade somente na hora da ceia. Nas outras refeições, volte para o plano alimentar adequado para você.
  • Consuma pequenas porções. Não é necessário comer tudo o que está à mesa. Prove de tudo um pouco, em pequenas porções.
  • Beba com moderação. Lembre-se de consumir água entre os copos de bebidas alcoólicas para não ter ressaca no dia seguinte.
  • Faça detox. Nos três dias após as festas, faça refeições leves, com muito líquido e frutas para limpar o organismo.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image