19 de Junho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 15:32 - A | A

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 15h:32 - A | A

LEGÍTIMA DEFESA

MP arquiva inquérito contra PMs que mataram assaltante

PNB O nline

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Juína arquivou o inquérito policial que apurava a conduta de militares em uma ação policial que resultou na morte do assaltante Lucas Vinícius Celestino de Jesus Garbim. O fato aconteceu em novembro do ano passado.

O entendimento do promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira foi de que os militares agiram em legítima defesa. As investigações apontaram que Lucas e outras seis pessoas, portando armas de fogo, roubaram uma caminhonete Toyota Hilux, uma moto, três telefones celulares e outros materiais avaliados em R$ 152 mil pertencentes a um casal. Durante o assalto, marido, esposa e uma filha de apenas seis anos foram levadas para um quarto e mantidas reféns pela quadrilha. Na fuga, parte dos assaltantes usou um veículo Fiat Pálio e outros dois a caminhonete roubada onde as vítimas foram colocadas no banco de trás. Ao passar em frente ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), as vítimas pularam do veículo em movimento e buscaram auxílio da Polícia Civil. 

Policiais civis e militares saíram em diligências para localizar os acusados. Houve troca de tiros, a viatura foi atingida e o grupo acabou deixando os veículos e entrando em uma mata. “Em um dado momento, os policiais envolvidos nas diligências realizaram um cerco em uma área de brejo localizada entre os Bairros Módulos 05 e 06, em razão da suspeita de que alguns assaltantes estivessem no local, sendo que os policiais militares Ronildo Bruno dos Santos, Tiago da Costa Silva e Leandro Lima Cândido adentraram a área de mata e localizaram o assaltante Lucas Vinícius, onde, após troca de tiros, foi morto em razão de disparos de arma de fogo”, consta em um trecho da investigação. Consta na decisão de arquivamento que “os disparos que atingiram o assaltante se deram em razão tanto das circunstâncias fáticas envolvidas (roubo com extrema violência, verbalização não obedecida, troca de tiro anteriormente com os assaltantes, assaltantes fortemente armados, e etc) quanto, notadamente, o disparo de arma de fogo realizado pelo assaltante Lucas Vinícius contra equipe local”. 

Na manifestação, o promotor de Justiça enalteceu a “firmeza, retidão e destemor dos policiais militares no combate à criminalidade” e também encaminhou cópia da manifestação ao VIII Comando Regional de Juína “para que se proceda averbação de elogio pela atuação dos policiais”. Requereu ainda que seja apurado em investigação sumária procedida por uma Comissão Especial o ato de bravura dos referidos militares.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image