11 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 15:00 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 15h:00 - A | A

ENTREGA

Novo Pronto-Socorro de Cuiabá começa a funcionar 100% em novembro

Muvuca

Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde também irá operar o novo Pronto-Socorro (PS) da capital, irá começar a atender a população com 100% da sua capacidade no dia 18 de novembro (segunda-feira). A obra, que custou R$ 100 milhões aos cofres públicos, é um dos maiores investimentos recentes na saúde do município.

Os maiores beneficiados pela obra serão os pacientes das cidades do interior - 45% da funcionalidade será destinado apenas para atender outras cidades de Mato Grosso. As alas de urgência e emergência fazem do hospital um novo pronto-socorro. A unidade atual é a principal responsável por 90% do atendimento de alta complexidade, motivo da superlotação. O déficit do PS operante é de 450 leitos. Com o HMC, o número reduz para 145.

Ao todo, a unidade terá 350 leitos dedicados, sendo 40 somente para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A lista de benefícios é longa: além das alas do PS, o HMC irá atender a ala pediátrica, o centro de diagnósticos, o centro de tratamento de queimados, seis salas de cirúrgicas e um heliponto. 

O prefeito Emanuel Pinheiro (PSDB) já inaugurou quatro partes do hospital. Nessa última etapa, funcionando em sua total eficácia, todos os serviços estarão disponíveis à população. São cerca de 1.243 vagas de emprego geradas com a inauguração.

Antigo Pronto Socorro 

A antiga unidade do PS será fechada um dia após a inauguração do novo ambulatório. "No dia 19 de novembro às 6h59 fecha 100% do atendimento de urgência e emergência. A equipe do plantão já assume aqui [no novo HMC]”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro (DEM).

Os planos do governo é reformar o local e lançar o Hospital da Família, com atendimentos materno infantil, ala de idosos, alas de cuidados paliativos e saúde mental. A reforma custará cerca de R$ 35 milhões.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image