As prefeituras deverão instalar câmeras de monitoramento nas creches municipais. É o que determina as indicações enviadas a todas as cidades mato-grossenses, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Aprovadas em Plenário, em agosto deste ano, o documento foi enviado para as secretarias municipais de Educação, solicitando o serviço que visa dar mais segurança às crianças e, consequentemente, tranquilidades aos pais e responsáveis.
Ao destacar a importância das creches para milhares de crianças, que recebem apoio pedagógico, cuidado e amparo, Botelho defende o monitoramento para acompanhar a rotina desses locais, especialmente, para garantir esses cuidados.
Alerta sobre a frequência de notícias sobre violência contra crianças, alguns casos em creches, local que deve zelar pela integridade dos menores, muitos ainda bebês.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“A segurança dos filhos é uma das maiores preocupações de seus pais. Então, com a indicação pretendemos garantir mais segurança para os pais, crianças, professores e servidores, bem como a integridade do patrimônio municipal”, afirma Botelho.
“Eu concordo com câmeras de monitoramento nas creches porque gera um ambiente mais seguro, ordenado e previsível tanto para nós, pais, nossos filhos e também aos profissionais de Educação”, destacou a jornalista Sandra Costa, mãe de três filhos, ao citar que o de três anos que frequenta a creche Amália Curvo, do Residencial Coxipó, de Cuiabá.
Outra mãe que apoia a iniciativa é a Janaina Aguiar. “Sem dúvida é uma excelente ação. Nós pais temos vários pontos muito importantes a serem atendidos nessa situação como segurança, os cuidados dados a eles, alimentação, acompanhar o comportamento e até mesmo, se a criança chega machucada, conseguimos acesso às imagens. Levando em consideração que, minha filha tem 1 ano e 6 meses, então, não fala ainda e com esse recurso, posso acompanhá-la mais de perto. É um excelente mecanismo para nos trazer um pouco mais de sossego ao deixá-los. E para os funcionários, também acredito que seja válido, pois, ao meu ver, já fazem excelente trabalho, pois cuidar dos nossos tesouros não é fácil”, concluiu.