Um eventual apoio do Partido Democratas à reeleição do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), não está descartado conforme sugeriu o ex-deputado federal Fábio Garcia, que é suplente de senador e presidente do Diretório Estadual do DEM. Pelo menos é isso que afirma o próprio emedebista ao falar abertamente que a maioria das lideranças democratas quer e apoia sua candidatura em 2020, caso ele decida tentar um segundo mandato. Por ora, o governador Mauro Mendes e Fábio Garcia são os únicos que têm feito críticas à gestão de Pinheiro e defendem que o partido lance candidatura própria ao invés de apoiar Emanuel.
O emedebista sinaliza não estar preocupado, pois afirma ter o apoio e simpatia da maioria dos líderes do DEM.“Eu prefiro falar de solução. No DEM, a solução é Botelho, Júlio Campos, Jayme Campos e dezenas de filiados que estão correndo, pedindo pra que eu saia candidato porque eles estão gostando da gestão, do carinho e do amor com que eu administro Cuiabá”, disse Emanuel Pinheiro na tarde desta terça-feira (9) após lançar o concurso para a Secretaria Municipal de educação com 2.002 vagas e salários que vão de R$ 1,1 mil a R$ 3,3 mil. Diante da declaração, Pinheiro foi questionado se essas lideranças democratas citadas por ele são maiores que o governador Mauro Mendes e o suplente de senador Fábio Garcia. “Não, todo são grandes.
Estou olhando o lado da solução. Mas 2020 é pra 2020”, desconversou o prefeito. Em entrevistas recentes, o ex-governador Júlio Campos, uma das principais lideranças do DEM que publicamente vem defendendo candidatura própria do partido, disse que é amigo pessoal de Emanuel Pinheiro, mas ponderou que não se mistura amizade pessoal com apoio político. Sobre isso, o emedebista também ameniza e acredita que Júlio não quer se indispor dentro do partido neste momento, até porque, segundo Emanuel Pinheiro, não tem nada decidido sobre seu futuro político. "Conversa em off com o Júlio", aconselhou Pinheiro aos jornalistas sendo questionado em seguida se o posicionamento é para evitar desgastes internos. "Normal, faz parte do processo esse perfil.
Mas está doido pro Emanuel Pinheiro ser candidato à reeleição. Tanto quanto o mais apaixonado dos meus correligionários. Eu gosto muito do Júlio”, argumentou Emanuel arrancando risos de repórteres presentes na entrevista. Conforme Júlio Campos, pela força e conjuntura do DEM não tem motivos para não lançar candidato para a Prefeitura da Capital. Defende, inclusive, o nome Fábio Garcia para a disputa.
“Ele vai citar 10 nomes, mas o coração dele bate por Emanuel Pinheiro”, contrapõe o prefeito de Cuiabá. APOIO DO PSB Ao mesmo tempo em que alega não ter decidido que vai disputar a reeleição, Emanuel Pinheiro revela que tem mantido conversas com representantes de outros partidos e garante que a aceitação ao nome dele é a melhor possível. “Eu não estou definido. Hoje, por exemplo, o deputado Max Russi (PSB), quer porque quer que eu seja candidato e diz que o PSB vai nos apoiar.
Falou comigo hoje, almoçamos juntos. Eu gosto de falar nomes para não dizer que estou inventando”, revelou o emedebista. Por fim ele reafirmou que tem o apoio das principais lideranças do DEM. “O deputado Botelho declaradamente é Emanuel Pinheiro desde criancinha. Júlio e Jayme têm uma simpatia enorme caso eu saia candidato. Que que eu posso fazer com essas manifestações espontâneas a não ser agradecer e ficar muito orgulhoso, ver que estou no caminho certo. A gente não segura o desejo das pessoas”, disse ao argumentar que seu compromisso no momento é com a população cuiabana até 31 de dezembro de 2020.