02 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021, 10:40 - A | A

Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021, 10h:40 - A | A

PASSA BEM

Presidente do TJ tem 'pico de pressão' e é internada em São Paulo

Gazeta Digital

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Helena Póvoas, foi internada nesta segunda-feira (8) após um 'pico de pressão'. Ela está em São Paulo desde a semana passada para realizar uma bateria de exames.   De acordo com a assessoria da Corte Estadual, a desembargadora passa bem, mas o caso requer cuidado, já que ela já teria sofrido um infarto em anos anteriores.  

 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Maria Helena Póvoas chegou a tomar posse como governadora de Mato Grosso por 4 dias no início do mês, após o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido) ter se licenciado para que ela tomasse posse.   Isso porque o governador Mauro Mendes (DEM-PSL) e o presidente da Assembleia, Max Russi (PSB) estão na Europa na Conferência do Clima. Com o licenciamento de Pivetta, restou à presidente do Poder Judiciário assumir o governo.  

 

A  desembargadora Maria Helena Póvoas foi eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2021-2022 em novembro do ano passado. Ela é a segunda mulher a ocupar a presidência do TJ. A primeira foi a desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, no biênio 1991/1993.  

 

Maria Helena Póvoas é natural de Cuiabá, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (Unic). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT) desde 25 de maio de 1983, Maria Helena foi a primeira e única mulher – até o momento – a presidir a Instituição. Ela esteve à frente da presidência da OAB-MT por dois mandatos consecutivos, entre 1993 e 1997.  

 

Militou como advogada em Mato Grosso de 1983 a 2005, quando ingressou na magistratura pela vaga do quinto constitucional da OAB. No TJMT, atuou como presidente da 2ª Câmara Cível, presidente da 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas e coordenadora de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Mato Grosso.  

 

Na Justiça Eleitoral, a desembargadora também teve papel de destaque ao ocupar todos os cargos de direção do TRE-MT. Ela foi vice-presidente e corregedora no biênio 2013/2015 e presidente entre 2015 e 2017.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image