O intervalo para aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 passa a ser de 4 meses em Tangará da Serra (distante 239 km de Cuiabá).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A medida será adotada a partir desta segunda-feira (13). Todas as pessoas que tomaram a segunda dose dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech há 4 meses podem comparecer a uma das unidades de saúde do município para agendamento da sua imunização.
A recomendação é que leve o cartão de vacinação e documento com foto e CPF.
A decisão de reduzir de 5 para 4 meses no estado de Mato Grosso o intervalo da terceira dose ocorre diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
Além disso, o país registrou casos da variante Ômicron, que também já havia sido diagnosticada em diversas partes do
mundo, podendo impactar no cenário epidemiológico mundial.
A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra alerta que estudos de diversos países já mostraram que ocorre uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses das vacinas, por isso é fundamental que todos tomem a dose adicional, proporcionando aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o que reduz a chance de cada pessoa se infectar (ou reinfectar) pela covid-19.